domingo, 17 de junho de 2012

Oléo de coco- Os prós e os contras!!



  Quando os programas de tv e outros meios de comunicação começaram a focar nos possíveis efeitos advindos do consumo do óleo de coco, deu-se início a um gigante entusiasmo em torno do mesmo, fazendo com que inúmeras pessoas iniciassem imediatamente o seu consumo. Várias reportagens exibidas em diversos meios de comunicação demonstraram efeitos positivos com relação ao consumo do óleo de coco, no entanto, é necessário muito cuidado antes de dar ínicio ao uso deste produto, uma vez que, para determinados indivíduos seu uso pode ser benéfico, enquanto para outros, extremamente prejudicial.

O óleo de coco pode ser dividido em duas classes: o óleo de coco refinado e o virgem. É importante lembrar que os benefícios estão no óleo de coco virgem. O óleo virgem é obtido a partir de cocos frescos que passaram pelo processo de prensagem e filtração, preservando seus fitoquímicos naturais. Com relação à forma de comercialização, pode ser encontrado líquido ou em cápsulas, no entanto, especialistas afirmam ser necessário mais estudos que comprovem os benefícios do óleo de coco encapsulado.

Segundo especialistas, os principais benefícios obtidos através do consumo do óleo de coco seria diminuição do apetite, favorecimento da perda de peso, elevação do gasto energético, redução dos níveis de colesterol  total, LDL, VLDL e triglicerídeos, além de aumento das taxas de HDL (o bom colesterol). Além disso, por ser rico em ácido láurico auxilia no combate a infecções bacterianas e fúngicas e no tratamento da caspa .
No entanto, nutricionistas apontam alguns efeitos prejudicais ocasionados pelo uso indiscriminado deste produto. Um estilo de vida sedentário associado ao consumo de alimentos inadequados, ocasiona uma série de alterações endócrinas em todo o corpo, fazendo com que ocorra a produção de inflamação no organismo. Segunda  opiniões profissionais, uma pessoa que apresenta certo nível de inflamação apresenta dificuldade para perder peso e mesmo para melhorar a sua qualidade de vida. As pessoas que estão muito acima do peso podem ser prejudicadas com o consumo deste óleo, uma vez que, o mesmo, irá promover um aumento da inflamação e da resistência à insulina. Ao se aumentar a resistência insulínica, esse hormônio não desempenhará sua função, que é de transportar o açúcar do sangue para as células do organismo. Além disso, a resistência à insulina está relacionada com o aumento da pressão arterial e com o aumento do risco para doenças cardiovasculares.
Fonte: www.nutricaoemfoco.com.br

Um comentário: