domingo, 17 de junho de 2012

ALHO: saiba de seus beneficios na alimentação saudável!!!


O alho, da família das liliáceas, é uma planta assexuada que se propaga através do plantio de bulbilhos ou ‘dentes’, os quais reunidos em número variável, formam o bulbo, conhecido como ‘cabeça’. Este é composto por 10 a 12 dentes, envolto por uma casca, que pode ser branca, rosada ou roxa. Do bulbo desenvolve-se um talo, longo e fino, que no seu extremo localiza-se uma flor. A planta apresenta folhas longas e achatadas como capim.

Na medicina popular, o alho tem sido amplamente empregado no tratamento de doenças do sistema respiratório, além do seu potente efeito antibacteriano, antifúngico, anticancerígeno, hepatoprotetor, viril, hipolipidêmico e antiagregante plaquetário. Além disso, o alho é utilizado popularmente como amuleto de proteção e boa sorte, que mantém a família unida e protegida das más influências.

No alho foram identificadas cerca de trinta substâncias com efeito terapêutico, destacando-se a alicina, óleo volátil sulfuroso, responsável pelo cheiro do alho, característica mais marcante desse alimento. Os compostos sulfurados, presentes no alho estão em quantidades três vezes superiores aos de outros vegetais também ricos nestes compostos, como a cebola e o brócolis. Além disso, o alho apresenta teores consideráveis de carboidratos, potássio, cálcio e selênio.

Na culinária, o alho é utilizado como condimento em vários pratos, sendo consumido in natura ou na forma de temperos e outros produtos industrializados, podendo ser usado de forma crua, refogada, picado, em conserva, em rodelas, entre várias outras maneiras.

Composição nutricional do alho cru:

Quantidade
Energia
(kcal)
Proteína
(g)
Lipídios
(g)
Carboidratos
(g)
Fibra
(g)
Cálcio
(mg)
Ferro
(mg)
Sódio
(mg)
Potássio
(mg)
100 g
113
7
0,2
23,9
4,3
14
0,8
5
535
1 Ccch - 6,5 g
7,34
0,45
0,013
1,55
0,28
0,91
0,052
0,32
34,77


Nenhum comentário:

Postar um comentário