segunda-feira, 14 de março de 2011

Agrião

Agrião é o nome genérico, vulgar, de várias plantas como Rorippa nasturtium-aquaticum, Nasturtium officinale e Lepidium sativum, também designado de mastruço. É uma planta herbácea da família Brassicaceae, utilizada como planta medicinal, além de ser utilizado na alimentação humana.

Verdura oriunda da Ásia e utilizada há muito tempo na Europa, pertence à família do brócolis, couve, mostarda e repolho. É uma planta semi-aquática, cultivada em terrenos úmidos ou em água corrente. Têm folhas pequenas, arredondadas, de coloração verde-escuro. Muito sensível, exige rápido consumo após sua aquisição.

Suas propriedades medicinais são exploradas desde a antiguidade, especificamente para combater o escorbuto. Hipócrates o utilizava como expectorante, seu cultivo comercial começou a partir do século XIX.

O agrião apresenta baixo teor calórico, fornece apenas 17 calorias em cada 100 gramas. É fonte de vitamina C, ácido fólico, iodo, enxofre, fósforo, cálcio e ferro. Além de betacaroteno, composto antioxidante e precursor da vitamina A.

Composição nutricional do agrião:

Quantidade Energia
(Kcal)
Carb
(g)
Lip
(g)
Ptn
(g)
Fibras
(g)
Cálcio
(mg)
Magnésio
(mg)
Ferro
(mg)
Potássio
(mg)
100 g 17 2,7 0,2 2,3 2,1 133 18 3,1 218
1 Pires cheio (18 g) 2,97 0,47 0,03 0,40 0,37 23,27 3,15 0,54 38,15

Uma pesquisa recente da Universidade de Southampton, Reino Unido, revelou que a feniletil isotiocianato, composto presente no agrião responsável pelo sabor levemente picante, é capaz de suprimir o desenvolvimento de células cancerígenas da mama. Este estudo pôde fornecer uma nova visão sobre os potenciais efeitos anticarcinogênica de agrião. Porém, mais pesquisa precisar ser feita para determinar se a folha tem impacto direto na redução do risco da doença.

Na culinária é utilizado em saladas, sopas, sanduíches, panquecas, molhos, sucos e purês. Grande parte do valor nutritivo do agrião está no talo, por isso é aconselhável também utilizá-lo nas preprações.

Dica: ao comprá-lo prefira os maços com folhas frescas, de cor verde-escura, sem áreas amareladas ou pontos escurecidos. Os talos devem estar firmes e quebradiços.

Na medicina alternativa é usado para aliviar distúrbios gastrointestinais, problemas respiratórios e infecções urinárias.

Referências:

BRASIL ESCOLA. Agrião. Disponível em: http://www.brasilescola.com/saude/agriao.htm. Acesso em: 20 out. 2010.

PHILIPPI, S. T. Nutrição e técnica dietética. Barueri, SP: Manole, 2006. 402 p.

RG NUTRI. Agrião. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/alimentos/propriedades/agriao.php. Acesso em: 20 out. 2010.

SÓ NUTRIÇÃO. O agrião e suas propriedades. Disponível em: http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/agriao/. Acesso em: 20 out. 2010.

SAÚDE. NET. Composto do agrião pode "desligar" o sinal do câncer de mama. 2010. Disponível em: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/11148/ciencia-e-tecnologia/composto-do-agriao-pode-%22desligar%22-o-sinal-do-cancer-de-mama. Acesso em: 20 out. 2010.

WRIGHT, J. 100 Receitas de Saúde: Alimentos Funcionais. São Paulo, Publifolha, 2009. 128p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário