terça-feira, 7 de junho de 2011

NUTRICIONISTA PODE SER CHAMADA DE DOUTOR

Sabe-se que quem cursa doutorado obtém o título de “doutor”, mas o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) avaliou se o uso desse termo seria conveniente para os nutricionistas já formados, sem ter feito doutorado. Para isso analisaram-se alguns pontos: É costume e faz parte da tradição brasileira o uso corrente do termo “doutor” para os profissionais de nível superior, principalmente os da área da saúde; Doutor, segundo dicionário, fornece alguns significados, como aquele que recebeu grau supremo em uma faculdade universitária, médico, advogado, ou ainda, é aquele que ensina; O uso do termo “doutor” diferencia a clientela e o profissional da saúde, estabelecendo quem tem autoridade ou graduação inferior à de outro; Deve ser mantida igualdade do uso de “doutor” entre os diferentes componentes da equipe de saúde.Portanto, o CFN recomenda que os nutricionistas utilizem o título de doutor e que os conselhos regionais façam a necessária divulgação desta decisão entre os nutricionistas, instituições públicas e privadas, além dos cursos de nutrição.

Bibliografia (s)

Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (CRN-3). Conselho Federal de Nutricionistas. Decisão nº 01/87. Disponível em: http://www.crn3.org.br/legislacao/decisao_01_08.asp. Acessado em: 31/05/06.

7 comentários:

  1. O título de doutor é conseguido com muito esforço e para poucos do mundo acadêmico. Permitir que pessoas sem título real o usem é, no mínimo, descredenciar quem estudou muito e premiar a lei do menor esforço. Um jaleco bordado nem sempre é usado por um doutor. O Brasil premiando preguiçosos e chancelando o erro .

    ResponderExcluir
  2. Entendo e parabenizo os esforços de quem passou por todas as graduações até chegar ao doutorado.porem discordo do uso da palavra,(PREGUIÇOSOS). usada acima pelo o Sr: MGD ROCHAS. que no meu ponto de visão,soou como ofensa as categorias que foram concedida o uso do titulo de Dr, inferiorizando-os com a palavra. vejo que devemos nos preocupar com a saúde dos pacientes, e não com Títulos.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo ..
    Os dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas estudaram também e muito, passaram de 4 a 5anos em uma sala de aula..
    Tem todo direito de serem chamados de Dr...

    #FisioPorAmor♥️

    ResponderExcluir
  4. Se um título não é importante para se promover saúde de qualidade, porque tanta "ganância" em obter um título que somente doutores (com doutorado) possuem. Dá nomes e por os pontos nos is são importantes. Um físico com doutorado é doutor e nem por isso medica ninguém. Se a nutrição é por amor, porque tanto apego ao uso de um título que não foi alcansado ainda?. Sabendo que ainda se necessita de mais 6 anos de estudo?. Será que conceitos precisam ser revistos?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um é doutor na sua área, todos passam anos estudando e depois atuam e se capacitam em cada área específica.Cada área de atuação tem grande importância.se você não quiser chamar um fisioterapeuta ou nutricionista de doutor fica a seu critério. Chame então senhor fisioterapeuta ou senhora nutricionista,como achar melhor,mas nunca desmerece um profissional por causa de um título que não passa de um algo intangível. Valorize,por que todos nós podemos precisar deles independente do título "doutor" e na hora que precisar tenho certeza de que você também vai se referir a quaisquer um dos tais como doutor.

      Excluir
  5. Concordo com essa resposta, todos tem direitos estudaram muito o titulo não quer dizer muita coisa o que vale é a competência do profissional isso para mim é muito mas importante do que outra coisa fica a dica

    ResponderExcluir