terça-feira, 15 de março de 2011

AMEIXA



Autor: Ariane de Oliveira


A ameixa é o fruto comestível da ameixeira, e é cultivada no Brasil nas terras do baixo São Francisco, em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal. O seu nome científico é Prunus domestica, e de acordo com o local onde ela é cultivada há variações dessa nomenclatura. Os nomes mais comuns são: ameixeira japonesa (Prunus salicina Lindl.) e ameixeira européia (Prunus domestica L.). É um fruto redondo com uma espécie de bico e de sabor doce.

Existem muitas variações no seu tamanho, cor, sabor e estação do ano em que se desenvolvem. Em média uma fruta pode variar de 3 a 6 cm de largura. A ameixa, conforme a variedade, apresenta algumas diferenças de valor nutricional. Por exemplo, a ameixa-vermelha é rica em pró vitamina A, ao passo que as outras variedades são relativamente pobres. A ameixa-amarela é, por sua vez, mais doce e com um pouco mais de calorias, além de conter um pouco mais de proteína. A ameixa-preta apresenta elevada atividade aquosa, sendo a mais apropriada para o tratamento das afecções urinárias.
De modo geral, as ameixas contém altas concentrações de antioxidantes e são boas fontes de vitaminas A, B, C, E, e ainda cálcio, beta-caroteno e ferro. Ameixas também possuem um alto grau de magnésio, sódio e potássio, que ajudam na manutenção da saúde óssea. Tanto as ameixas frescas como as secas aumentam ainda a absorção de ferro pelo organismo. Graças ao seu conteúdo de fibras e carboidratos, a ameixa é laxativa, recomendando-se o consumo da fruta contra a prisão de ventre e obstipação.
Na produção da ameixa-seca, as frutas são deixadas no pé até que amadureçam completamente. Após secas são colhidas e colocadas para secar entre 15-24h sob condições rigorosamente controladas. As ameixas perdem tanta água neste processo que para se produzir meio quilo de ameixas secas são necessários de 1,5 a 2kg de ameixas frescas.
Na última etapa, as ameixas são banhadas em água quente para que se aumente seu grau de umidade e só então são embaladas para consumo. Vale lembrar que o processo de secagem das ameixas aumenta consideravelmente seu conteúdo de açúcar, o que se por um lado realça o sabor da fruta, por outro eleva também seu valor calórico.

De modo geral, a ameixa consumida ao natural, fresca, seca ou demolhada, é um alimento saboroso e saudável. É também muito apreciada em preparações como tortas, compotas, geléias, sopas, purês, iogurtes, mousses ou em mistura com figos secos, uvas passas ou nozes raladas.

Informações nutricionais da ameixa in natura

Quantidade de ameixa Energia (g) Proteína (g) Carboidratos (g) Fibras (g) Cálcio (mg) Magnésio (mg) Fósforo (mg) Potássio (mg) Ferro (mg)
100 g 53 0,8 13,9 2,4 6,0 5,0 14,0 134,0 0,11
1 unidade (16 g) 8,48 0,1 2,22 0,4 0,96 0,8 2,24 21,44
REFERÊNCIAS
LORENZI, H.; BACHER, L.; LACERDA, M.; SARTORI, S. Frutas brasileiras e exóticas cultivadas - (de consumo in natura). Instituto Plantarum, 2006.
SCHNEIDER, Dr. Ernst.: ’A cura e a saúde pelos alimentos. Casa Publicadora Brasileira, 1984.
Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA-UNICAMP.- Versão II. 2.ed. Campinas, SP: NEPA-UNICAMP, 2006. 113p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário