Um dos suplementos mais utilizados para tais benefícios é a creatina. Ela é um composto formado pelo nosso organismo a partir dos aminoácidos: arginina, metionina e glicina. É conhecida praticamente no mundo todo, tanto por atletas praticantes de musculação quanto de outras modalidades, das mais variadas. A eficácia da creatina é de curta duração, é considerado o suplemento ergogênico mais eficaz para os atletas. Substâncias essas que são resultados de procedimentos que proporcionam uma melhora no desempenho esportivo. A creatina é a principal molécula de ressíntese de ATP, pois quando sua concentração é aumentada pela suplementação, a ressíntese de ATP é mais eficaz e a recuperação é mais rápida.
A creatina tem o poder de aumentar o peso de um indivíduo em pouco tempo, pois ajuda na composição da água corporal total. É um composto de aminoácidos obtido por meios exógenos, através da alimentação ou suplementação. Em sua forma endógena, ela é sintetizada pelo fígado, pâncreas e rins. Praticantes de atividade física podem utilizar creatina, mas sempre respeitando suas reais necessidades.
A suplementação para atletass é realizada na forma de creatina monohidratada, que consiste em um pó branco solúvel em água. O consumo de creatina juntamente com glicose (carboidratos), tem o poder de aumentar o conteúdo muscular, contribuindo para uma maior absorção e rendimento físico. Ocorre uma elevação na captação de creatina pela fibra muscular, fazendo com que consequentemente, sua ingestão com este carboidrato simples aumente o efeito ergogênico.
A creatina tem um ótimo desempenho no rendimento físico de atletas que
praticam exercícios de alta intensidade e curta duração, alternados e de rápida
recuperação. Durante o exercício intenso, a sua quebra libera energia usada para
impulsionar os níveis de força, ajudando no ganho, no tamanho e na força do
músculo, prevenindo o estrago no tecido muscular ocorrido após exercícios
físicos intensos.
A creatina é utilizada principalmente por atletas e fisiculturistas. É também usada para ajudar pessoas com doenças que enfraquecem a musculatura, indicada também para idosos que apresentam perda de massa muscular, fraqueza, e até mesmo doença de Parkinson e fibromialgia, que é uma doença dolorosa e crônica na musculatura.
A creatina é utilizada principalmente por atletas e fisiculturistas. É também usada para ajudar pessoas com doenças que enfraquecem a musculatura, indicada também para idosos que apresentam perda de massa muscular, fraqueza, e até mesmo doença de Parkinson e fibromialgia, que é uma doença dolorosa e crônica na musculatura.
Porém é importante lembrar que não basta suplementar, antes disso precisa ter um treino e uma alimentação regrada.Fontes
alimentares:
Alimentos como: a carne vermelha e peixes, como o salmão são ricos em creatina.
O salmão é considerado o
combustível do crescimento, pois ajuda na formação dos músculos. É um alimento
proteico, com grandes quantidades de ômega
3, gordura essa que ajuda na recuperação da massa muscular.Alimentos como: a carne vermelha e peixes, como o salmão são ricos em creatina.
A carne vermelha é rica em creatina, ajudando assim na construção muscular. Contém ferro, zinco, niacina (vitamina B3) e vitamina B12, nutrientes essenciais para se obter bons resultados.
É importante sempre lembrar que a suplementação deve ser de acordo com as reais necessidades do indivíduo, por isso, antes de iniciar uma suplementação consulte um nutricionista para avaliar e orientar seu consumo. Suplemente a vida com saúde na dosagem certa.
Fonte:http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=belezaesaude&pub=10555