HISTÓRICO
A dieta do arroz integral é um tratamento clássico que a medicina natural moderna absorveu da macrobiótica.
COMO FUNCIONA
A dieta deve ser realizada em um período de dez dias e, durante este tempo, o único alimento a ser ingerido é o arroz integral orgânico. Ao fazer este arroz não se deve acrescentar óleo, a água do cozimento deve ser muito pura e o sal a ser utilizado é sempre o sal marinho biológico. Nessa dieta são feitas apenas três refeições diárias, sendo o desjejum composto de um mingau feito com farinha de arroz integral tostado, água e sal. A mastigação deve ser prolongada para o arroz cozido e os líquidos devem ser evitados durante as refeições.
Os defensores desta dieta não aconselham que ela seja iniciada a partir de uma dieta comum, sendo interessante retirar do cardápio, gradativamente, alguns alimentos, de modo que consuma apenas frutas, verduras, legumes, túberculos e cereais integrais pelo menos uma semana antes de começar a dieta em questão. Da mesma forma acontece com o término: nos primeiros dias, manter sempre o arroz como prato principal, introduzindo outros cereais integrais e, nos dias seguintes, acrescentar legumes e verduras, para depois inserir os demais.
PONTOS POSITIVOS
- As fibras contidas no arroz integral aumentam a saciedade e o trânsito intestinal e reduzem o colesterol e a glicemia;
- Incentiva uma boa mastigação;
- Por ser um alimento orgânico, é livre de agrotóxicos;
- Desencoraja a ingestão de líquidos durante as refeições.
PONTOS NEGATIVOS
- Refeições repetitivas tornam a dieta enjoativa;
- Por ser um alimento orgânico, é muito caro;
- Não contém nutrientes suficientes para um bom funcionamento do organismo;
- Não estimula a prática de exercícios;
- Não se preocupa com as preferências e aversões alimentares do índividuo;
- Não há orientação sobre ingestão hídrica;
- Não promove reeducação alimentar;
- Prejudica a vida social do indivíduo;
- A dieta não incentiva um fracionamento adequado das refeições.
OPINIÃO DO PROFISSIONAL
A dieta prioriza o arroz integral, sendo que ele não é o único alimento necessário em uma alimentação saudável. Está certo que ele é rico em fibras, que auxiliam no trânsito intestinal, diminuem o colesterol, reduzem níveis de glicemia e aumentam a saciedade, mas o organismo humano necessita de outros alimentos que contenham proteínas, lípideos, vitamina B12, ferro, cálcio, zinco, entre outros minerais,macronutrientes e vitaminas.
O efeito benéfico das fibras para o bom funcionamento intestinal é dependente da ingestão hídrica adequada e nessa dieta não há incentivo de consumo de água. Além do que, a dieta fornece apenas três refeições diárias, diminuindo o metabolismo e aumentando o apetite, sendo o ideal fazer de cinco a seis refeições ao dia para evitar os exageros e o comer compulsivamente. Para sua segurança e sucesso da sua dieta, procure um nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário