quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Creatina para atletas



Um dos suplementos mais utilizados para tais benefícios é a creatina. Ela é um composto formado pelo nosso organismo a partir dos aminoácidos: arginina, metionina e glicina. É conhecida praticamente no mundo todo, tanto por atletas praticantes de musculação quanto de outras modalidades, das mais variadas. A eficácia da creatina é de curta duração, é considerado o suplemento ergogênico mais eficaz para os atletas. Substâncias essas que são resultados de procedimentos que proporcionam uma melhora no desempenho esportivo. A creatina é a principal molécula de ressíntese de ATP, pois quando sua concentração é aumentada pela suplementação, a ressíntese de ATP é mais eficaz e a recuperação é mais rápida.

A creatina tem o poder de aumentar o peso de um indivíduo em pouco tempo, pois ajuda na composição da água corporal total. É um composto de aminoácidos obtido por meios exógenos, através da alimentação ou suplementação. Em sua forma endógena, ela é sintetizada pelo fígado, pâncreas e rins. Praticantes de atividade física podem utilizar creatina, mas sempre respeitando suas reais necessidades.

A suplementação para atletass é realizada na forma de creatina monohidratada, que consiste em um pó branco solúvel em água. O consumo de creatina juntamente com glicose (carboidratos), tem o poder de aumentar o conteúdo muscular, contribuindo para uma maior absorção e rendimento físico. Ocorre uma elevação na captação de creatina pela fibra muscular, fazendo com que consequentemente, sua ingestão com este carboidrato simples aumente o efeito ergogênico.

 

A creatina tem um ótimo desempenho no rendimento físico de atletas que praticam exercícios de alta intensidade e curta duração, alternados e de rápida recuperação. Durante o exercício intenso, a sua quebra libera energia usada para impulsionar os níveis de força, ajudando no ganho, no tamanho e na força do músculo, prevenindo o estrago no tecido muscular ocorrido após exercícios físicos intensos.

A creatina é utilizada principalmente por atletas e fisiculturistas. É também usada para ajudar pessoas com doenças que enfraquecem a musculatura, indicada também para idosos que apresentam perda de massa muscular, fraqueza, e até mesmo doença de Parkinson e fibromialgia, que é uma doença dolorosa e crônica na musculatura.
Porém é importante lembrar que não basta suplementar, antes disso precisa ter um treino e uma alimentação regrada.Fontes alimentares:
Alimentos como: a carne vermelha e peixes, como o salmão são ricos em creatina.
O salmão é considerado o combustível do crescimento, pois ajuda na formação dos músculos. É um alimento proteico, com grandes quantidades de ômega 3, gordura essa que ajuda na recuperação da massa muscular.

A carne vermelha  é rica em creatina, ajudando assim na construção muscular. Contém ferro, zinco, niacina (vitamina B3) e vitamina B12, nutrientes essenciais para se obter bons resultados.

É importante sempre lembrar que a suplementação deve ser de acordo com as reais necessidades do indivíduo, por isso, antes de iniciar uma suplementação consulte um nutricionista  para avaliar e orientar seu consumo. Suplemente a vida com saúde na dosagem certa.


Fonte:http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=belezaesaude&pub=10555

BRÓCOLIS-ALIMENTO FUNCIONAL



Este vegetal é conhecido por conter um elevado teor de cálcio, comparando-se com outros vegetais, contribuindo para a construção e formação dos ossos e dos dentes e, consequentemente, prevenindo contra a osteoporose.
Muitas pesquisas científicas apontam o brócolis como um dos alimentos que atuam na prevenção de diversas doenças, quando consumido com frequência e em quantidades significativas. Os bioflavonóides e antioxidantes presentes no brócolis bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores, ou melhoram a ação de enzimas protetoras, prevenindo contra o câncer. Outras pesquisas indicam o consumo de brócolis para inibir o desenvolvimento da bactéria H. pylori, que ataca o estômago e pode causar gastrite e até úlcera.
O brócolis é um vegetal muito rico nutrientes, dos quais se destacam principalmente o cálcio, o magnésio e o fósforo, minerais importantes para a formação e manutenção de ossos e dentes, contração muscular e metabolismo normal dos nutrientes no organismo. Possui ainda vitamina C, antioxidante que atua na proteção contra infecções. Além disso, é um alimento com uma boa quantidade de ácido fólico (folato), importante para a formação de células sanguíneas e formação e fechamento do tubo neural de fetos. O teor de fibras presente no brócolis auxilia na redução de colesterol e glicose no sangue, além de auxiliar no trânsito intestinal. Por fim, apresenta baixíssimo valor calórico, sendo uma deliciosa opção em dietas de emagrecimento.
É amplamente utilizado na gastronomia, sendo encontrado tanto em saladas quanto em preparações mais elaboradas, como carnes e guarnições, ou até mesmo no famoso arroz com brócolis. Ao comprar brócolis, é importante verificar se os talos e as flores estão verdes e sem marcas de picadas de insetos, pois folhas amareladas ou pretas indicam que a verdura está velha. As flores também devem estar bem fechadas.
Em 100 g de brócolis cru:
Energia
(Kcal)
Proteína
(g)
Lipídios
(g)
Carboidratos
(g)
Fibra alimentar
(g)
Magnésio
(mg)
Fósforo
(mg)
Cálcio
(mg)
Vitamina C
(mg)
100 g 25,0 3,60,3 4,0 2,9 30,0 78,0 86,0 42,0
1 pires (raso) de chá12,5 1,8 0,15 2,0 1,45 5,0 39,043,0 21,0


REFERÊNCIAS

GALAN, M. V.; KISHAN, A. A.; SILVERMAN, A. L. Oral broccoli sprouts for the treatment of Helicobacter pylori infection: a preliminary report. Digestive Diseases and Sciences, v. 49, n. 7-8, p. 1088-90, 2004

NEPA – UNICAMP. Tabela brasileira de composição de alimentos. Campinas, SP: NEPA – UNICAMP,