quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A PREOCUPAÇÃO DAS EMPRESAS COM OS FUNCIONÁRIOS, RELACIONADO A UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA!!








Hoje e cada vez mais as empresas dos diversos ramos estão se preocupando cada vez mais com a saúde de seus funcionários. E querendo ou não tendo um funcionário com uma saúde totalmente em dia traz para a empresa mais benefícios, pois o próprio funcionário se torna sempre mais produtivo.
Algumas empresas já estão pagando salários a mais para funcionário que vão ao medico com freqüência adequada, praticam atividade física e procurem uma nutricionista para adequar sua alimentação. Talvez demore um pouco ainda para que aqui no Brasil todas as empresas se adéqüem a estas vantagens para seus funcionários, porém é o que todos nós esperamos.


Há alguns dias eu (nutricionista) e meu marido(prof de educação física), fomos solicitados para a prestação de um serviço em uma empresa de Curitiba. Palestrar sobre diversos assuntos relacionados a saúde e bem estar e depois fazer avaliação física nutricional com os funcionários interessados. A primeira palestra falamos bem sobre o básico e que muitas pessoas desconhecem o verdadeiro significado: alimentação saudável x atividade física: uma melhor qualidade de vida. Como profissionais achamos que nada melhor do que começar falando da importância de se ter uma alimentação adequada, saudável e regrada junto com a atividade física. Pois de nada adianta apenas seguir uma coisa ou outra.


A empresa visitada foi a Voxel, o pessoal que participou da palestra teve uma relação muito interativa com nós, o que tornou nossa palestra muito mais interessante, pois eles mesmos relatavam suas experiências, e sobre o que achavam sobre o tema.

Na hora da avaliação chamamos pessoa por pessoa avaliamos altura, e através da balança: peso, percentual de gordura, percentual de água, massa óssea, circunferência abdominal(muito importante para referencia de doenças cardiovasculares), e também para garantir o percentual de gordura aferimos: PCT,PCBS,PCSE,PCSI. Fizemos uma ficha de avaliação para cada funcionário, nela colocamos os dados, e fizemos algumas orientações sobre atividade física e nutricional. As visitas aconteceram todo mês, com diferentes palestras sobre saúde, patologias,atividades físicas,etc. E acompanhamento das avaliações nutricionais para saber se as pessoas estão evoluindo ou se tiveram alguma piora.Acreditamos que todas as empresas deveriam adquirir estes serviços, pois só trazem benefícios aos seus funcionários, conseqüentemente trazendo produtividade a empresa.


Nutricionista: Caroline Pugsley Malheiros Burda
Crn8:5116