segunda-feira, 20 de junho de 2011

RELAÇÃO NUTRICIONISTA E PERSONAL TRAINER

NUTRICIONISTA

O nutricionista é um profissional da saúde com formação generalista, humanista e crítica. Está capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Sua atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida e deve ser pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural do país Para exercer a profissão, este profissional deve ter diploma expedido por escolas de graduação em Nutrição, oficiais ou reconhecidas, devidamente registrado no órgão competente do Ministério da Educação; deve, ainda estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da sua respectiva jurisdição A profissão de nutricionista foi criada pela Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967. Em 17 de setembro de 1991, a Lei nº 8.234, regulamentou a profissão de nutricionista e definiu as atividades privativas desta profissional (aquelas que só podem ser exercidas por nutricionistas), que são: Direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição; Planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição; Planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos; Ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição; Ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins; Auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética; Assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética; Assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos .



PERSONAL TRAINER

PERSONAL TRAINER é o seu professor de condicionamento físico particular que irá lhe instruir elaborando e acompanhando um programa individualizado de treinamento, para um maior rendimento e um resultado mais rápido e objetivo em cima de suas pretenções, na comodidade do seu lar, na academia, no parque ou no trabalho, dependendo de sua disponibilidade e objetivos. Após passar por uma avaliação física minuciosa e exame medico, você terá um programa de atividades físicas que respeitará sua individualidade, direcionando para seus objetivos.
Ter um profissional altamente qualificado e só você como aluno é 100% de segurança e aproveitamento nos exercícios. Quem já tem seu “ Personal Trainer ”, ou professor particular, não quer mais saber das aulas padronizadas em grupo. A relação custo benefício é muito vantajosa.

OBJETIVOS
Os objetivos variam de acordo com as suas necessidades, todo trabalho será elaborado em cima de suas necessidades e objetivos.

1- Condicionamento físico: bem-estar e bom desempenho
O trabalho de condicionamento físico é composto por um programa diversificado e voltado para o objetivo do aluno (saúde, estética, desempenho, etc.).
Varias qualidades físicas como resistência aeróbia, resistência muscular, flexibilidade etc., são trabalhadas de diversas maneiras, sempre respeitando a condição física atual do aluno e seus objetivos.

2- Saúde: elemento essencial para a qualidade de vida
Em todos os objetivos deste trabalho existe uma associação com a melhoria da saúde. Entre os muitos benefícios adquiridos citaremos alguns bastante importantes:
Melhora a disposição para as atividades do dia a dia: maior prazer para o trabalho, lazer, relacionamento amoroso, convívio social etc.
Melhora das defesas do corpo: a atividade física bem elaborada e orientada auxilia no sentido de “medicina preventiva”, ou seja, a pessoa fica menos propensa à doenças e, quando adoece, se recupera mais rápido e com maior facilidade.
Trabalho preventivo á osteoporose: a mulher está muito mais propensa aos problemas relacionados à osteoporose.
Quanto mais cedo ela iniciar uma atividade física bem orientada e associada à outros procedimentos corretos, menores as chances de sofrer posteriormente com as conseqüências desagradáveis da doença

3- Emagrecimento: reduzindo gorduras sem prejuízo
Quando se trata de um processo de emagrecimento correto e saudável o terma mais adequado é “ Redução do Percentual de Gordura”, ou seja, a diminuição da quantidade de gordura corpórea que esteja em excesso.
O trabalho corretamente direcionado por um profissional capacitado visará reduzir apenas gordura que está em excesso, sem afetar a massa muscular.
As pessoas quando tentam “emagrecer” por si só ou quando são orientadas por pessoas não capacitadas, podem até perder peso, mas o problema está em que essa perda não é só de gordura, mas também de massa muscular. Essa perda de componentes musculares ocasiona, consequentemente, perda das formas, justamente o que dá a beleza estética (a pessoa perde peso mas esteticamente fica “feia”). Tudo isso sem contar com os prejuízos fisiológicos causados por esses processos de emagrecimento inadequados.
Portanto, ao contar com um profissional capacitado para iniciar o seu programa de atividades físicas você estará investindo em sua própria saúde e bem estar. Quem já descobriu esse caminho está bastante satisfeito.

4- Estética: adquirindo formas de maneira saudável
De acordo com seus objetivos e baseado em uma avaliação prévia e rigorosa, será montado um programa contendo exercícios específicos, direcionados para atingir suas metas.
O trabalho com sobrecargas bem direcionado, de acordo com o objetivo e condições físicas atuais do cliente, é de fundamental importância para que o corpo adquira formas de maneira saudável ficando, assim, estéticamente com um corpo mais bonito.

RELAÇÃO ENTRE AS DUAS PROFISSÕES:

A relação entre a nutrição e a educação fica bem clara, quando lebramos de saúde e bem estar.
Uma coisa depende da outra quando estes dois topicos são aplicados em nossas vidas.
Não basta apenas se alimentar corretamente, a atividade física esta diretamente ligada a saúde.

Portanto: ALIMETE-SE DE FORMA CORRETA E PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA PELO MENOS 3 VEZES POR SEMANA!!!

terça-feira, 7 de junho de 2011

NUTRICIONISTA PODE SER CHAMADA DE DOUTOR

Sabe-se que quem cursa doutorado obtém o título de “doutor”, mas o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) avaliou se o uso desse termo seria conveniente para os nutricionistas já formados, sem ter feito doutorado. Para isso analisaram-se alguns pontos: É costume e faz parte da tradição brasileira o uso corrente do termo “doutor” para os profissionais de nível superior, principalmente os da área da saúde; Doutor, segundo dicionário, fornece alguns significados, como aquele que recebeu grau supremo em uma faculdade universitária, médico, advogado, ou ainda, é aquele que ensina; O uso do termo “doutor” diferencia a clientela e o profissional da saúde, estabelecendo quem tem autoridade ou graduação inferior à de outro; Deve ser mantida igualdade do uso de “doutor” entre os diferentes componentes da equipe de saúde.Portanto, o CFN recomenda que os nutricionistas utilizem o título de doutor e que os conselhos regionais façam a necessária divulgação desta decisão entre os nutricionistas, instituições públicas e privadas, além dos cursos de nutrição.

Bibliografia (s)

Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (CRN-3). Conselho Federal de Nutricionistas. Decisão nº 01/87. Disponível em: http://www.crn3.org.br/legislacao/decisao_01_08.asp. Acessado em: 31/05/06.