quarta-feira, 21 de julho de 2010

GASTRITE

A gastrite caracteriza-se inflamação da mucosa gástrica, geralmente manifestada por náuseas, vômito, hemorragia, dor, mal estar.
Crises ocorrem muito freqüentemente após ingestão de alimentos específicos para os quais o indivíduo já tem sensibilidade aumentada, comer muito rapidamente, comer após emoções fortes, ou quando o indivíduo se encontra muito cansado.


Excesso de álcool, tabaco ou alimentos muito condimentados podem ser fatores desencadeantes de crises de gastrite.
Segue abaixo uma orientação dietética:

SUGESTÃO: Em jejum: suco de frutas ou mesmo água, frutas, pão integral (torrado), se quiser pode usar patê, geléia, ricota etc. Variar com mandioca, inhame ou cará.

Almoço: O máximo de salada crua até alcançar 80% de toda a refeição. Como complemento acrescente: um cereal (arroz, aveia, milho, trigo, sorgo, triguilho, canjiquinha, centeio, etc.) Uma leguminosa verde ou brotada (os verdes são os que ainda não estão secos). As Verduras devem ser cozidas a vapor, quando não cruas.


CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS:

Frutas ácidas: abacaxi, tangerina, framboesa, jabuticaba, laranja, limão, romã, nêspera, ameixa – preta, ameixa – amarela, cidra, lima, marmelo, etc .

Frutas semi-ácidas : caju, caqui, cereja, damasco, goiaba, maçã, maracujá, manga, pêra, pêssego, uva, morango, carambola.

Frutas doces: banana, figo, mamão, tâmara, cana, melancia.

Frutas oleaginosas: abacate, amêndoa, avelã, azeitona, coco, noz.

Frutas secas: ameixa, damasco, pêssego, figo, tâmara, uva, pêra.

Hortaliças: alho, cebola, beterraba, cenoura, chuchu, nabo, couve – rábano, rabanete, abobrinha, pepino, palmito, tomate, pimentão, abóbora, berinjela, quiabo, brócolis, couve -flor, jiló.

Leguminosas: Ervilha, fava, lentilha, feijão, soja, grão de bico, etc.

Verduras: agrião, aipo, acelga, alface, cebolinha, chicória, azedinha, espinafre , ervilha-verde, salsa, salsão, rúcula, vagem, couve, repolho, dente-de-leão.

Feculentos: Mandioca, batata doce, batata inglesa, taioba, cará, inhame, mandioquinha.

É importante comer em ambiente agradável, afastado de problemas.

Mastigue bastante, porque os alimentos precisam ser bem quebrados para que os sucos digestivos possam atuar melhor.

NUNCA misture líquidos com alimentos sólidos. Os líquidos irão diluir o suco gástrico tão necessário para uma boa digestão. Então suco, água e chás deverão vir meia hora antes ou 2 horas após os sólidos.

Beba água em abundância, mas não esqueça: LONGE DAS REFEIÇÕES.

À noite procure alimentos mais leves para não sobrecarregar o aparelho digestivo que também precisa repousar.

EVITE:

Comer fora de hora – Misturar frutas ácidas com doces – Tomate com limão.

Carnes de qualquer espécie, inclusive peixes, frangos, bacon, salames, atum, etc.

Enlatados, cigarros, refrigerantes, bebidas alcoólicas, pimenta, margarina, temperos picantes, manteiga industrializada, fritura, chocolate, corante, temperos industrializados, vinagre, guaraná em pó, etc.

Misturar amidos com feculentos.

Comprar produtos sem saber a procedência e sem ler sua composição.

Queijos tipo: provolone, lanche, defumados, enfim laticínios industrializados.

Misturar frutas com verduras, exceto maçã, abacate e banana.

Descascar verduras, frutas, raízes etc. - Cozinhar demais os alimentos.

Ferver o leite de coco, azeite, misso, óleos,etc.

Alimentos muito quentes ou muito gelados.

Banhos quentes como também banhos depois das refeições.

As sobremesas que são deliciosas causam fermentação.

Congelados – microondas – bombril – detergente.

Observações Gerais: Procure lanchar frutas ou sucos de frutas.

Jantar com alimentos mais leves como frutas, pão integral, sopas, saladas cruas ou mesmo verduras cozidas.

Todas as hortaliças e verduras citadas podem ser comidas CRUAS. ATENÇÃO: Procure não comer mais do que o necessário, aí estão sugestões, mas não significa comer tudo ao mesmo tempo.

Não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar



LEI- NUTRICIONISTAS NAS ESCOLAS ATÉ 2015

Conquista na educação: todas as escolas de ensino fundamental e médio do Paraná deverão ter nutricionistas até 2015

21 de JULHO de 2010

Uma boa notícia para a Nutrição do Paraná: a aprovação da lei 16.523 – considerada importante pelo CRN-8 (Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região) – que prevê que todas as escolas públicas e particulares tenham em sua equipe a presença de nutricionistas até 2015.

De acordo com o CRN-8, a lei estadual deverá significar mais saúde para os estudantes, além de ampliar as oportunidades de trabalho para os profissionais.

A medida foi sancionada pelo Governo do Estado no último dia 31 de maio, instituindo a presença de nutricionistas nas equipes das escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio no Paraná.

De acordo com a legislação, cada instituição de ensino deverá contar com a presença de um nutricionista. A lei determina ainda que cada profissional atenda no máximo a 3 mil estudantes, número considerado ainda excessivo de alunos por profissional, mas que já representa um grande avanço.

Nas escolas o nutricionista será responsável pela elaboração de cardápios para refeições, além de atuar no controle de qualidade no armazenamento, preparo e consumo dos alimentos.

O profissional responderá também pela elaboração e supervisão de programas de educação alimentar voltados à realidade de cada escola. De acordo com a lei, a implantação da medida será gradativa e deverá ser concluída em até cinco anos.

A legislação fortalece também a cadeia produtiva local ao orientar os profissionais para que, sempre que possível, deem preferência aos alimentos provenientes da agricultura familiar e produzidos na região na hora de elaborar os cardápios.

Campo de trabalho

A nova legislação, além de cooperar para a promoção da saúde e garantia de qualidade na alimentação dos estudantes, ainda deverá possibilitar novas oportunidades de trabalho para os nutricionistas.

Embora a implantação da lei seja gradativa, novos postos de trabalho na alimentação escolar devem aparecer imediatamente. Com base nesta realidade, o CRN-8 recomenda aos nutricionistas que busquem atualização profissional e ampliem seu conhecimento no setor para atender a nova demanda.

O Conselho somará todos os esforços na busca de incentivar a adoção integral da lei, com a compreensão de sua importância para a saúde pelos gestores, nutricionistas e sociedade. As ações buscarão reforçar os benefícios trazidos pela medida para pais, alunos e instituições de ensino, que passam a ter a garantia de orientação especializada em relação à nutrição escolar.

O objetivo é esclarecer a sociedade de que contar com um profissional nutricionista responsável técnico não é um custo e sim investimento, pois crianças e jovens que recebem cotidianamente acompanhamento, orientação e vigilância apropriados das condutas alimentares têm assegurados o crescimento e o desenvolvimento adequados.

Confira na íntegra a lei sancionada pelo Governo do Estado

Publicado no Diário Oficial 8233, de 1 de junho de 2010

Súmula: Institui a presença de nutricionistas nas equipes das instituições públicas e privadas de ensino fundamental e médio, no Estado do Paraná, conforme especifica.

A Assembléia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1º Fica instituída a presença de nutricionistas nas equipes das instituições públicas e privadas de ensino fundamental e médio, no Estado do Paraná.

§ 1º O nutricionista terá como funções a elaboração de cardápios para as refeições escolares, o controle de qualidade no armazenamento, no preparo e no consumo dos alimentos.

§ 2º Cabe ao profissional de nutrição a elaboração e supervisão de programas de educação alimentar volta dos à realidade de cada escola.

Art. 2º Cada instituição de ensino fundamental e médio no Estado do Paraná contará com ao menos um nutricionista em sua equipe.

§ 1º Cada nutricionista atenderá no máximo 3.000 alunos, sendo facilitado aos Municípios que não atingirem este teto, atuarem em consórcio para a contratação do profissional. A soma dos alunos dos Municípios integrantes de um consórcio não poderá ultrapassar em 50% (cinquenta por cento) o teto estabelecido para o atendi mento de cada nutricionista.

§ 2º Na elaboração dos cardápios, sempre que possível, o profissional dará preferência para alimentos provenientes da agricultura familiar, produzidos na região em que a escola se encontra.

Art. 3º ...Vetado...

Art. 4º A implementação da presente lei se dará gradativamente no prazo máximo de 5 anos.

Art. 5º ...Vetado...

Art. 6º Esta lei entrará em vigor da data de sua publicação.

Palácio do Governo em Curitiba, em 31 de maio de 2010.

Orlando Pessuti
Governador do Estado

Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde
Secretária de Estado da Educação

Carlos Augusto Moreira Júnior
Secretário de Estado da Saúde

Luciana Rafagnin
Deputada Estadual

terça-feira, 20 de julho de 2010

DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

1) Faça pelo menos 3 refeições (café da manha, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições;
2) Inclua diariamente 6 porções do grupo de cereais( arroz,milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na forma mais natural.
3) Como diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4) Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom pra saúde.
5) Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
6) Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menor quantidades de gordura trans.
7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
8) Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
9) Beba pelo menos 2 litros ( 6 a 8 copos) de água por dia. de preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
10) Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

HIPERTENSÃO

A hipertensão arterial ou pressão alta é um dos problemas médicos mais comuns da população mundial. A hipertensão arterial é a elevação da pressão arterial. Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos.
O coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de tubos chamados artérias. O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo. Quando o sangue é bombeado, ele é "empurrado" contra a parede dos vasos sangüíneos. Esta tensão (força) gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial.
A pressão arterial varia durante o dia dependendo da sua atividade. Ela aumenta quando você se exercita ou quando está excitado e diminui quando você está relaxado ou quando dorme. Até mesmo a postura - sentado ou em pé - influencia a pressão arterial. Este é o motivo pelo qual os médicos devem aferir várias vezes a pressão arterial para firmarem corretamente o diagnóstico de hipertensão arterial.
Todos podem ter uma vez ou outra uma pressão um pouco mais elevada, por isso para ter o diagnóstico de hipertensão deve ser medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas e em várias visitas médicas, esperar 1 a 2 minutos entre as medidas, não falar durante o procedimento, a bexiga deve estar vazia (urinar antes).
Esta elevação anormal pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, coração, rins e olhos.
A hipertensão é uma das maiores causadoras de mortes por AVC, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e renal.
A maioria das pessoas não têm sintomas. Por isso é chamada de "doença silenciosa". Apesar da ausência de sintomas, pressão arterial elevada pode causa danos a seu corpo. (KRAUSE, 2005).

FATORES RELACIONADOS À PRESSÃO ALTA:

História familiar: Pessoas que têm familiares com pressão arterial elevada têm maior chance de serem hipertensas. Se for o seu caso comunique ao médico.

Idade: Pressão alta ocorre na maioria dos casos em pessoas acima de 35 anos. O
Risco aumenta com a idade.

Raça: A pressão alta é mais comum em pessoas de raça negra do que nas de raça branca.

Sal: A ingestão excessiva de sal predispõe ao aumento da pressão arterial.

Obesidade: Pessoas com excesso de peso têm maior probabilidade de desenvolver a hipertensão. Procure saber qual é seu peso normal em relação a sua idade, altura e sexo e, se você estiver acima deste peso, consulte seu médico sobre um programa de exercícios e dieta adequado para uma perda gradual de peso.

Diabete: Pessoas com diabete muitas vezes também sofrem de hipertensão. Esta combinação aumenta o risco de doenças cardíacas e renais.
Abuso de álcool: Estudos demonstraram que o abuso de álcool pode estar associado á pressão alta. O significado de "abuso" pode diferenciar de pessoa para pessoa, dependendo do peso, hábitos alimentares e hereditariedade. De qualquer maneira recomenda-se moderação.

Vida sedentária: Um estilo de vida sem exercícios regulares aumenta a probabilidade de excesso de peso, significando um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão.

Cigarro: O hábito de fumar é um fator de contribuição para elevar a pressão arterial (CVRD - Sistema Sul).

DIETA HIPOSSÓDICA:
Evite: Saleiro na mesa, Enlatados e conservas (ervilha,milho,sardinha,palmito, azeitona); embutidos (salsicha, lingüiça); frios (presunto, mortadela, salame...); queijos salgados (prato, mussarela, parmesão...); salgadinhos (de queijo, bacon, presunto...); temperos prontos (em pó, cubos ); molhos prontos (inglês, catchup, mostarda, de soja...).; sopas prontas; toucinhos; bacalhau; carne seca, Adoçante artificiais de sacarina de sódio e/ou ciclamato de sódio, e os produtos dietéticos que os contenham (refrigerantes, doces).

Prefira: Pouco sal no preparo dos alimentos, Temperos naturais,como alho, cebola, salsinha, cebolinha, salsão, manjericão, manjerona, sálvia , alecrim, orégano, cominho, gengibre, coentro, páprica, pimenta, limão, Adoçantes à base de aspartame.
Tenha cuidado com a bebida alcoólica que, quando em excesso, poderá aumentar o peso, além de elevar a pressão (JAKOBI, 2007).

REFERENCIAS
JAKOBI, H. R. Dieta Hipossódica. Disponível em: Acesso em: 02 de julho de 2007.
CVRD – Sistema Sul. Hipertensão arterial. Disponível em: . Acesso em: 04 de julho de 2007.